Quando ela deixa de ser normal?
A ansiedade é uma reação normal diante de situações que podem provocar medo, dúvida ou expectativa. É considerada normal a ansiedade que se manifesta nas horas que antecedem uma entrevista de emprego, a publicação dos aprovados num concurso, o nascimento de um filho, uma viagem a um país exótico, uma cirurgia delicada, ou um revés econômico. Nesses casos, a ansiedade funciona como um sinal que prepara a pessoa para enfrentar o desafio e, mesmo que ele não seja superado, favorece sua adaptação às novas condições de vida.
Ansiedade, quais os sinais de alerta?
Então, se a ansiedade é uma emoção normal de todo ser humano, quando o sinal de alerta deve soar?
A preocupação excessiva ou expectativa apreensiva, persistente e de difícil controle, que perdura por meses e vem acompanhado de sintomas como inquietação, fadiga, irritabilidade, dificuldade de concentração, tensão muscular e perturbação do sono.
Ela pode afetar pessoas de todas as idades, desde o nascimento até a velhice. Em geral, as mulheres são um pouco mais vulneráveis do que os homens.
Palpitações;
Falta de ar;
Taquicardia;
Aumento da pressão arterial;
Sudorese excessiva;
Dor de cabeça; Alteração nos hábitos intestinais;
Náuseas;
Aperto no peito;
Dores musculares;
Se você é visto como alguém de estopim curto, que anda sempre com os nervos à flor da pele e tem muita dificuldade para relaxar. Cobra muito de si mesmo, está sempre envolvido em inúmeras tarefas e pressionado pelos compromissos.
Se você conseguiu se ver em alguns desses sintomas, provavelmente chegou a hora de olhar para a situação e avaliar esse estado permanente de tensão e ansiedade. Procure ajuda, não se culpe e não sinta vergonha!
O que fazer nos momentos de crise de ansiedade?
Uso das cores
Você pode aplicar essas dicas no seu dia a dia usando roupas com uma dessas cores ou “banhar-se de luz”, com uma lâmpada no ambiente por 20 minutos:
Azul
Tem como função principal oferecer tranquilidade e paz, sendo bastante indicada para aqueles que sofrem com o estresse e têm problemas para dormir.
Violeta ou lilás
Tem o poder de eliminar a má vibração dentro do ambiente e ajuda no equilíbrio emocional.
Verde
Possui a capacidade de acalmar, mas também energiza o corpo deixando-o pronto para os afazeres do dia a dia.
Respiração
Para conseguir se acalmar, essa técnica propõe que você inspire e segure a respiração por sete segundos. Em primeiro lugar, expire até o seu limite. Depois, inspire contando até quatro e segure a respiração por mais três segundos. Expire novamente enquanto conta até sete e repita esse ciclo por três vezes.
Relaxamento progressivo
Enquanto respira lentamente, contraia e relaxe os grupos musculares do seu corpo por três segundos alternadamente. Essas repetições irão possibilitar um relaxamento em níveis cada vez maiores.
Floral de Resgate
Rescue, é a essência Floral do resgate, do socorro e que nos ajuda nos momentos de mal estar; em resumo podemos chamá-lo de GOTINHAS DE BEM ESTAR.
Pingar, 4 gotas deste floral, sublingual proporciona um resgate ao estado de consciência de
forma imediata.
Chás:
As ervas são aliadas na manutenção do nosso corpo, acalmam e auxiliam no relaxamento. Alguns chás que podem ser utilizados nestes momentos:
Camomila, Lavanda, Erva cidreira, Flor de maracujá, Marcela, Erva Doce.
Óleos Essenciais:
Ter em casa um frasco de óleo essencial de Lavanda Francesa é uma excelente opção natural para momentos de crise. O óleo deve ser inalado (abrir o frasco e aproximar do nariz por alguns segundos). Saiba mais sobre ele em Aromaterapia.
Como prevenir a ansiedade com bons hábitos?
Controle da jornada de trabalho
“Adultos até 50 anos não devem trabalhar mais de 40 horas semanais e, acima dessa idade, é recomendado que a jornada seja reduzida para cerca de 25 horas”, explica o psiquiatra Maranhão.
Investir em momentos de lazer
Ter momentos que fujam do estresse, como passeios no parque, interação com animais de estimação e viagens são importantes para ter mais qualidade de vida e reduzir a ansiedade.
Prática de atividade física
Fazer exercício aeróbico pelo menos três vezes por semana ajuda de forma significativa na redução da ansiedade. A psicóloga Adriana de Araújo ressalta o efeito relaxante dessas atividades, principalmente ao mexerem com a respiração. “Dar um novo foco para o corpo e a mente nos possibilita desenvolver novas formas de relaxamento e serenidade”, pondera a especialista.
Alimentos que reduzem a ansiedade
Frutas cítricas: a vitamina C, presente nas frutas cítricas, diminui a secreção de cortisol, hormônio liberado pela glândula em resposta ao estresse
Carboidratos: o nutriente eleva o nível de açúcar no sangue, dando energia, bem-estar e disposição.
Banana: tem alto teor de triptofano qua a fruta carrega, ajudando na produção de serotonina.
Carnes e peixes: eles são a melhor fonte natural de triptofano, aminoácido que em conjunto com a vitamina B3 e o magnésio produzem serotonina. Além disso, contêm outro aminoácido chamado taurina, que disponibilidade de um neurotransmissor chamado GABA, que o organismo usa para controlar fisiologicamente a ansiedade.
Chocolate: é rico em flavonoides, um tipo de antioxidante que favorece a produção de serotonina.
Espinafre: contém folato (ácido fólico), que é uma potente vitamina antidepressiva natural, pois quando está em baixas concentrações no organismo também diminui os níveis cerebrais de serotonina.
Meditação
A ideia da meditação é encontrar um momento seu, onde você consiga se manter consciente de si mesmo, deixando seus pensamentos fluírem sem julgamentos, até que você consiga atingir um estado de concentração mais elevado, livre de influências externas.
É uma prática que busca evolução constante. Para começar, você pode fechar os olhos e se concentrar em uma cor, parte do corpo, imagem, objeto, ou em algo que fizer mais sentido para você.
Porém, um dos elementos chave da meditação é a conexão com a respiração. Assim como uma consciência do próprio corpo.
Rituais Matinais
Outra prática interessante é definir um ritual matinal. Um conjunto de atividades matinais (físicas, criativas, meditativas…) que te ajudam a se sentir pronto para iniciar o seu dia de trabalho.
Yoga
O Yoga tem muitas sequências e posturas, além de técnicas de respiração chamadas de pranayama e o relaxamento. O objetivo desta prática é fazer com que as pessoas consigam conquistar um estado meditativo, de forma que através das posturas seja possível aprender a meditar para equilibrar a mente. Quando se equilibra o corpo e a mente, acalmam-se as emoções e acessa-se a espiritualidade de cada um.
Conheça algumas das terapias holísticas que ajudam em quadros de ansiedade!
“Terapia holística” é o nome popularmente referido a qualquer prática que não se enquadra no tratamento médico tradicional. Há dezenas de terapias holísticas que, cada vez mais, crescem em tamanho e popularidade no Brasil. Muitas delas são oriundas de países orientais que perpetuam práticas milenares.
As terapias alternativas ou complementares, como ocasionalmente são chamadas, compõem o campo da medicina alternativa. Esta é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um conjunto de práticas de atenção à saúde que são parte da tradição do país.
Acupuntura
De origem chinesa, a acupuntura funciona, normalmente, por meio da estimulação de pontos específicos do corpo — os acupontos — pelo uso de agulhas. A técnica é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e comprovadamente contribui para o tratamento de depressão, dor crônica, náuseas e fibromialgia.
Hipnoterapia
A hipnoterapia vem ganhando espaço nos últimos anos como excelente forma de tratamento de fobias, traumas, vícios, disfunções alimentares, enurese noturna, impotência psicológica e outras doenças, como enxaqueca, gastrite e urticária.
Por meio de técnicas de hipnose, o paciente entra em um estado mental de atenção focada e consciência periférica reduzida, aumentando sua suscetibilidade à sugestão e permitindo a incorporação de novos comportamentos e hábitos.
Homeopatia
Baseada no conceito de que o semelhante cura o semelhante e estabelecida no século XVIII, a Homeopatia utiliza medicamentos diluídos e dinamizados no tratamento do indivíduo. Por meio desses processos de diluição seriada e dinamização — agitação repetida do frasco de solução —, o medicamento vai se tornando mais potente à medida que as moléculas de água também passam a ter efeito terapêutico (capacidade de memória da água).
Meditação e Ioga
Do sânscrito, a palavra ioga significa união, indicando a integração da mente, do corpo e do espírito que ocorre durante a prática dessa técnica. É por isso que, combinadas à meditação, as posições de ioga ajudam a acalmar a mente, relaxar o corpo, melhorar o sono e aliviar o estresse e a ansiedade.
Shiatsu e watsu
Baseados na mesma teoria que inspirou a acupuntura, o shiatsu e o watsu utilizam o toque, a massagem e o alongamento para estimular pontos do corpo.
No shiatsu, essas atividades são realizadas em uma cama de massagem, enquanto no watsu é utilizada uma piscina para potencializar o efeito relaxante e reduzir o trauma de vítimas de afogamento.
As técnicas reduzem regiões de tensão, combatem dores, aliviam o estresse, reduzem a pressão alta, resolvem problemas gastrointestinais e promovem o relaxamento do corpo e da mente.
Por meio do aroma de óleos essenciais destilados de plantas, provoca efeitos nos indivíduos e ajuda no tratamento de diversas patologias. Como se baseia no uso das plantas, ela costuma ser considerada um ramo da fitoterapia.
O aroma do óleo essencial pode ser transmitido de diversas formas — difusão, inalação direta, compressas, escalda-pés ou combinado com técnicas de massagens — e cada aroma tem um efeito diferente. A lavanda, por exemplo, é excelente para combater a insônia, a ansiedade e a depressão, enquanto o alecrim reduz o estresse e estimula a circulação.
Cromoterapia
Como o próprio nome pode sugerir, a cromoterapia utiliza as cores para fazer uma harmonia entre corpo e mente. Cada cor atua em um órgão de forma específica, pois cada uma apresenta uma função terapêutica diferente. Elas têm o poder de restabelecer o equilíbrio do corpo e ajudar no tratamento de diversas doenças.
A ansiedade no Brasil!
O Brasil ganhou o preocupante título de campeão de ansiedade no mais recente relatório sobre o tema publicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS): 9,3% da população sofre com o problema de acordo com o documento, valor que é o triplo da média mundial, e supera de longe os Estados Unidos (6,3%). Assim como em outros continentes, as mulheres são as mais afetadas nas Américas: 7,7% sofrem de ansiedade, contra 3,6% dos homens.
Quando se considera o risco pessoal de sofrer com o problema, a proporção é mais alta: “Algo como 23% da população apresenta um transtorno de ansiedade ao longo da vida”, afirma Marcio Bernik, coordenador do programa de ansiedade (Amban) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IPQ-HC/FMUSP). “Desses transtornos, os mais frequentes são as fobias, mais particularmente as específicas, que ocorrem muitas vezes na infância, como de insetos, altura e outras situações”, descreve. Em segundo lugar aparece a ansiedade (ou fobia) social, com quase 10%. Os transtornos de ansiedade generalizada (TAG) e de pânico têm prevalências menores.
留言