Insônia, também conhecida como distúrbio do sono, é a incapacidade de adormecer ou permanecer dormindo durante a noite. Pessoas com este tipo de problema tendem a se sentir cansadas durante o dia e a fadiga afeta o rendimento na vida profissional ou acadêmica, por exemplo. Além disso, a insônia prejudica o humor e a qualidade de vida do paciente, em geral, fica comprometida pelo distúrbio.
Insônia segundo Cristina Cairo
É sintoma de uma preocupação exagerada com o amanhã, é o medo de estar errado em algo e a incerteza de que, de uma forma ou de outra, tudo se resolverá. Cuidado com o congestionamento de novas ideias, que ativa demais sua ansiedade, aumentando o fluxo sanguíneo no cérebro e provocando a insônia.
No Japão, desde os tempos mais remotos, existia um tipo de treinamento que consistia em concentrar as forças no abdome para aliviar o cérebro. O grande mestre budista Hakuin fazia antes de dormir o treinamento de respiração “através dos calcanhares”. Ele imaginava que, em seus pés, havia orifícios de entrada e saída de ar e, com isso, o sangue fluía abundantemente para as pernas, deixando a cabeça leve e a mente serena. Assim ele conseguia dormir profundamente.
Deixe para trás o dia que passou, sinta que o amanhã será tranquilo e que tudo acontecerá da melhor maneira, em todos os sentidos. Se você insistir em tentar resolver seus durante a noite, além de conseguir uma insônia angustiante, vai bloquear também a sua intuição – que só funciona através da tranquilidade. Se for preciso, tome um banho quente, que fará seus vasos sanguíneos entrarem em um processo de vasodilatação que, consequentemente, o levará a uma agradável sensação de relaxamento.
Ervas que ajudam no sono
Os chás que ajudam a dormir são uma opção natural e simples para ajudar no tratamento da insônia, especialmente nos casos em que a dificuldade para dormir acontece por excesso de estresse ou consumo recorrente de substâncias estimulantes, como álcool, cafeína ou nicotina, por exemplo.
A maior parte dos chás para dormir atuam no sistema nervoso central e, por isso, é importante que sejam consumidos 30 a 60 minutos antes de dormir para permitir que tenham tempo para relaxar o corpo e a mente.
Camomila
O chá de camomila é popularmente utilizado para acalmar, sendo indicado em situações de estresse, mas também de insônia. De acordo com alguns estudos científicos, esta planta parece, de fato, ser bastante eficaz para induzir o sono, já que demonstra ter propriedades sedativas. Embora não se conheça o mecanismo de ação exato, acredita-se que atue nos receptores benzodiazepínicos, que diminuem a ação do sistema nervoso.
Além disso, o vapor liberado pelo chá de camomila, quando inalado, também tem demonstrado ser capaz de reduzir os níveis de estresse.
Ingredientes
1 punhado de flores frescas de camomila;
250 ml de água fervente.
Modo de preparo
Passar as flores por água e secar usando uma folha de papel toalha. Depois colocar as flores na água fervente e deixar repousar entre 5 a 10 minutos. Por fim, coar, deixar amornar e beber.
Depois de colhidas, as flores de camomila podem ser guardadas na geladeira por até 2 dias, sendo apenas recomendado colocá-las no interior de um recipiente fechado.
A ingestão do chá de camomila deve ser evitada em grávidas e crianças, especialmente sem orientação de um médico.
Erva-cidreira
À semelhança da camomila, a erva-cidreira é outra planta muito indicada tradicionalmente para tratar excesso de estresse e insônia. De acordo com algumas investigações feitas, a planta parece evitar a degradação de GABA no cérebro, o que potencializa o efeito deste neurotransmissor que tem como principal função relaxar o sistema nervoso.
Ingredientes
1 colher de folhas secas de erva-cidreira;
250 ml de água fervente.
Modo de preparo
Adicionar as folhas numa xícara com água fervente e deixar repousar por 5 a 10 minutos. Depois coar, deixar amornar e beber 30 minutos antes de dormir.
O chá de cidreira deve ser evitado durante a gravidez e lactação.
Passiflora
A passiflora é a flor da planta do maracujá e que, segundo vários estudos, apresenta excelente ação relaxante do sistema nervoso, ajudando a tratar estresse e ansiedade, mas também podendo ser um ótimo aliado para o tratamento da insônia.
Ingredientes
1 colher (de sopa) de folhas secas de passiflora ou 2 colheres de folhas frescas;
250 ml de água fervente.
Modo de preparo
Adicionar as folhas de passiflora numa xícara com água fervente e deixar repousar por 5 a 10 minutos. Depois, coar, deixar amornar e beber 30 a 60 minutos antes de dormir.
O chá de passiflora não deve ser ingerido na gravidez, nem por crianças com menos de 12 anos. Além disso, seu consumo pode interferir com o efeito de alguns medicamentos, como a aspirina ou a varfarina, sendo importante consultar um médico caso se esteja utilizando algum tipo de medicamento.
Terapias Holísticas e a insônia
Muitas são as técnicas e terapias que ajudam na indução do sono e principalmente, trazem um olhar para as causas desse distúrbio. Aqui na Keyo temos diversos profissionais capacitados para lhe ajudar nesta jornada.
Comments