top of page

Qual a melhor terapia para mim neste momento?

Com certeza, você já ouviu a expressão terapia holística. Mas será que você sabe o que realmente significa? Qual a importância dessa abordagem da saúde? E a diferença entre Terapeuta holístico e Psicoterapeuta (psicólogo)?

O QUE É TERAPIA HOLÍSTICA?

O termo “holístico” vem do grego holus, que significa todo, inteiro. Desse modo, dentro dessa visão, o indivíduo é tratado de forma global, considerando seus aspectos físico, mental, emocional, espiritual e energético.

Isso quer dizer que corpo, mente e alma estão interligados, por isso, todos esses elementos são considerados, concentrando-se nas causas das doenças, e não apenas nos seus sintomas.

Seu objetivo é despertar no próprio indivíduo os recursos necessários para alcançar realização por meio do despertar de consciência. Uma vez desperto, ele encontrará meios de enfrentar seus problemas de forma harmoniosa.

COMO ELA FUNCIONA?

Antes de saber como funciona a terapia holística, você deve saber que existem diversos tipos de terapias que se baseiam nos princípios do holismo, ou seja, todas elas têm como função principal tratar o ser como um todo.

Além disso, cada uma tem seu modo de atuação e benefícios. Dentre as mais conhecidas, podemos citar:

  1. acupuntura;

  2. ThetaHealing;

  3. Reiki;

  4. iridologia;

  5. massoterapia;

  6. yoga;

  7. reflexologia;

  8. florais;

  9. aromaterapia;

  10. cromoterapia.

Algumas atuam no sistema energético da pessoa, visando o equilíbrio vibracional, para posteriormente alcançar mais benefícios. Outras aparentemente têm atuação física, mas ajudam a alcançar equilíbrio emocional e espiritual, como é o caso da yoga.

Basicamente, o terapeuta faz uma anamnese para descobrir os aspectos que precisam ser trabalhados no paciente. O profissional não concentra sua atenção nos sintomas físicos, mas na origem deles, já que, para ele, o tratamento deve começar de dentro para fora, e não o contrário.

A intenção é extirpar o problema pela sua origem, que, na maioria das vezes, é emocional, mental e até mesmo espiritual. Porém, a terapia holística é um complemento à medicina tradicional e não deve substituí-la.

QUAIS BENEFÍCIOS OFERECE PARA A SAÚDE?

Dentre outras coisas, ela ajuda a quebrar padrões negativos, levando a mudanças necessárias à conquista do equilíbrio físico, mental, emocional e espiritual. Aqueles que buscam os terapeutas holísticos ainda usufruem dos seguintes benefícios:

  1. promove mudanças necessárias;

  2. ajuda a curar dores físicas;

  3. auxilia na recuperação da autoestima;

  4. promove o equilíbrio energético;

  5. proporciona harmonia emocional, espiritual, mental e física;

  6. propicia qualidade de vida;

  7. é eficaz no tratamento de doenças como obesidade e tabagismo.

POR QUE A TERAPIA HOLÍSTICA FUNCIONA?

Este tipo de terapia funciona porque o homem é um ser dotado de energia vital. Quando ela está em harmonia, a saúde também está. Porém, quando ela sai do seu eixo, o organismo sofre com as doenças — que são nada menos que um desequilíbrio da energia vital.

Então, quando o tratamento é feito numa abordagem holística, utiliza-se mais do que os meios convencionais para curá-los. O amor incondicional também é uma ferramenta, assim como outros meios naturais — plantas, fogo, água, alimentação, sol, etc.

COMO ELA AJUDA A DESPERTAR A AUTOCONSCIÊNCIA?

Despertar em si a consciência significa ter a capacidade de analisar as situações considerando todo o contexto. Quando uma pessoa tem autoconsciência, ela não se coloca no centro das coisas, nem dá aos outros esse papel.

Ela se reconhece como parte do todo e, quando está com algum problema, enfrenta-os com sabedoria e traça meios para superá-los. A terapia holística ajuda a passar por esse processo, já que tem como princípio primordial analisar o indivíduo como um todo e despertar nele a autocura.

Nesse contexto, em vez de se colocar como vítima do mundo, a pessoa assume sua responsabilidade diante da situação e passa pela dor com sabedoria.

QUANDO PROCURAR UM TERAPEUTA HOLÍSTICO?

Como a proposta dessa abordagem é proporcionar equilíbrio e bem-estar, tratando o ser de forma global e indo direto às causas dos seus problemas — sejam eles físicos ou emocionais —, as chances de encontrar a cura são maiores.

Casos de estresse e ansiedade são exemplos que merecem destaque. De acordo com a abordagem holística, o estresse é a desarmonia entre a mente e o corpo. Desse modo, deve-se tentar restabelecer o equilíbrio perdido para que os sintomas desapareçam.

Se o tratamento visa apenas os sintomas, é inevitável que eles voltem com o tempo. Por meio da terapia holística e da mudança de estilo de vida, o indivíduo pode se curar e prevenir o surgimento de doenças como essa.

O ThetaHealing, por exemplo, é uma terapia que utiliza técnicas de cura energéticas para quebrar padrões e crenças que limitam o desenvolvimento da mente e do corpo.

Uma vez que a pessoa inicia o tratamento, ela elimina blocos de emoções que causavam bloqueios à saúde do corpo, da mente e do espírito e, assim, a energia vital passa a fluir livremente, sem obstáculos. Isso é saúde, e a terapia holística ajuda no seu restabelecimento.

Além do estresse, outros problemas que as diversas terapias holísticas podem tratar são:

  1. ansiedade;

  2. distúrbios alimentares;

  3. dores;

  4. falta de clareza mental;

  5. depressão;

  6. transtorno bipolar;

  7. síndrome do pânico.

O QUE É PSICOTERAPIA?

A palavra psicoterapia tem origem grega. Psyche significa mente e therapeuein curar. Trata-se de uma terapia cuja finalidade é tratar questões relacionadas à mente e problemas psicológicos como depressão, ansiedade, dificuldades no relacionamento, problemas com filhos, no trabalho, entre outros.

Terapia é a parte da medicina que se dedica aos cuidados oferecidos aos doentes e à escolha do tratamento necessário. A psicologia incorporou este termo ao seu repertório de conceitos, adicionando o prefixo “psico”. Portanto, psicoterapia é um método de tratamento psicológico que se dedica a oferecer cuidado para as pessoas, casais, famílias ou grupos que estão em sofrimento emocional.

Há vários tipos de psicoterapia e o psicólogo escolhe o método psicoterápico de acordo com a linha teórica que segue em sua prática profissional. Mas, você que busca pelos serviços do psicólogo, não precisa se preocupar com isso.

As linhas teóricas têm suas particularidades, semelhanças ou diferenças entre si, no entanto, todas elas são capazes de cuidar das pessoas e todas trabalham com vistas a alcançar cura ou alívio para o sofrimento que motivou a busca pelo tratamento psicológico.

Objetivos da psicoterapia: pra que serve?

O processo terapêutico tem por objetivo ampliar o campo perceptivo do paciente, contribuindo para que ele adquira uma visão de mundo mais abrangente.

A mudança no campo perceptivo, ou seja, na capacidade de perceber e compreender o que acontece ao seu redor, em seu cotidiano, nas suas relações, é necessário para que a pessoa possa ressignificar os fatos que estão lhe causando sofrimento, podendo assim abrir-se para novas possibilidades existenciais.

A psicoterapia poderá contribuir para que a pessoa consiga encontrar maneiras de relacionar-se consigo e com o mundo de forma mais agradável, saudável e menos sofrida. Também levará a pessoa a um maior conhecimento de si, tornando-a capaz de perceber as suas qualidades, seu potencial individual e suas formas de viver diante desse mundo, valorizando assim sua existência.

Visa ainda promover o crescimento pessoal e cura de determinados sintomas. Através da condução do tratamento adequado, é possível restabelecer a saúde emocional do paciente e promover seu bem-estar.

No caso de pessoas diagnosticadas com algum tipo de transtorno mental, tais como:

  1. Ansiedade,

  2. Depressão,

  3. Transtorno alimentar,

  4. Síndrome do pânico,

  5. Estresse,

  6. Fobias,

  7. Transtorno bipolar,

  8. Transtorno obsessivo-compulsivo e outros.

A psicologia é a ciência que se ocupa em estudar os fenômenos, estados e processos mentais; o comportamento humano e suas relações com o meio social. Então, todas as queixas relacionadas ao funcionamento da mente, ao comportamento humano e às formas de relação do ser humano com o mundo, com as pessoas e consigo mesmo podem ser questões a serem abordadas e tratadas na psicoterapia.

Abordagens terapêuticas

Na psicoterapia, os psicólogos aplicam procedimentos cientificamente validados para ajudar as pessoas a desenvolver hábitos mais saudáveis ​​e efetivos. Existem várias abordagens para a psicoterapia, sendo algumas delas listadas abaixo:

  1. Análise do Comportamento ou Behaviorista

  2. Fenomenologia

  3. Gestalt-terapia

  4. Humanista

  5. Junguiana ou psicologia analítica

  6. Psicanálise

  7. Transpessoal

Agora que você já sabe a diferença entre os dois profissionais, pode escolher qual tipo de terapia iniciar. Lembrando sempre que a Terapia holística e a Psicoterapia podem se complementar, sendo realizadas ao mesmo tempo.

Em nossa plataforma temos diversos profissionais capacitados para lhe atender.

Fontes:

Comments


bottom of page