É uma espécie de tratamento de doenças que utiliza as cores como ferramenta principal. Segundo a cromoterapia, as cores promovem o equilíbrio físico e emocional.
A cromoterapia é uma forma de medicina (ou terapia) alternativa, assim como a acupuntura, a fitoterapia, entre outras. Atualmente, a forma de aplicação da cromoterapia é baseada nas sete cores do espectro solar.
É muito utilizada no Feng Shui (arte chinesa de criar ambientes harmoniosos) e na astrologia. As sete cores usadas na cromoterapia estão intimamente ligadas aos chakras, que são os campos de energia do nosso corpo. Assim como toda forma de medicina holística, a cromoterapia exige que o paciente se dedique aos tratamentos.
Como é uma sessão de Cromoterapia:
O método consiste em utilizar-se de um bastão cromoterápico, com um cristal de quartzo na ponta e lâminas das diversas cores, cuja luz será empregada sobre a região do corpo a fim de equilibrar, ativar ou neutralizar a circulação de energia. Ao ser utilizada de forma complementar com outras terapias, como a Medicina Tradicional Chinesa, por exemplo, a luz será direcionada para pontos específicos de tratamento.
Benefícios da Cromoterapia:
Tratamento de problemas de digestão e dos aparelhos digestivos;
Ameniza dores de cabeça, nervosismo, ansiedade, stress;
Desbloqueio de emoções reprimidas;
Trata doenças nos órgãos de reprodução, problemas na bexiga e infecções;
Cansaços em geral, medos, traumas;
Ameniza dores em geral;
Alívio em problemas respiratórios;
Tratamento de problemas circulatórios.
Cromoterapia à distância?
Esta é uma terapia integrativa que necessita de contato direto com o consulente, sendo assim, não se torna viável sua aplicação à distância.
Onde começou?
Essa técnica já era utilizada desde os tempos antigos no Egito, Índia, Grécia e China, por exemplo. Vale ressaltar que a palavra “cromoterapia” vem do grego khrôma e significa “cor”.
Hipócrates, o pai da medicina, afirma que nossa saúde depende de uma harmonia entre o meio ambiente, o corpo e a mente. Os adeptos dessa técnica precisam ter em mente que toda cor possui uma finalidade específica e capacidades terapêuticas.
Durante 40 anos, um pesquisador que atuou no século XVIII, o cientista alemão Johann Wolfgang von Goethe, pesquisou as cores que viessem a contribuir para a cromoterapia. A conclusão é de que:
– A cor vermelha estimula o organismo;
– Azul traz calma e sensação de bem estar;
– Amarelo provoca alegria e impulso;
– Verde dá sensação de repouso.
Comments