O significado de meditar mais comum é “estar em seu centro”, “voltar-se para o centro”. Meditação é uma prática ancestral que desenvolve habilidades como a concentração, a tranquilidade e o foco no presente.
Meditar é, fundamentalmente, esvaziar a mente, aprender a ficar em silêncio e buscar a sabedoria interior.
Meditar é diferente de mentalizar, que significa colocar a atenção total em sua imaginação e sensações, transformando e materializando a situação imaginada na vida prática, no aqui e agora. Ou seja, mesmo que não tenhamos consciência disso, a maioria de nós está o tempo todo mentalizando.
Por isso, é importante ficar alerta sobre o que você mentaliza. Se você vive pensando de forma negativa, pode estar reforçando a materialização disso em sua vida.
Na meditação, entramos em contato com um estado alterado de consciência. Nesse estado inicial, a mente e o corpo ficam em um repouso silencioso e absoluto.
Com a prática da meditação é possível ampliar a percepção da consciência como um todo, e constatar a verdade das nossas experiências.
Assim como a mentalização, a meditação também tem inúmeras formas de chegar a ela, mas o silêncio é um só.
Benefícios da Meditação
Não tem como falar em meditação sem falar dos seus benefícios. Listamos aqui alguns deles, desde aqueles que você pode sentir já no começo da prática, quanto os mais avançados, para quem persistir e se dedicar por mais tempo.
Auxilia no relaxamento
Pode conter a raiva
Ameniza o estresse
Purifica as energias
Evolui a compreensão
Meditação pode acalmar
Eleva a espiritualidade
Promove o bem-estar
Aumenta a produtividade, concentração e memória
Melhora o sistema imunológico
Ajuda a superar traumas
Desperta a mente
Traz motivação e paz interior
Aumenta a produção de hormônios, entre eles, a endorfina
Aumenta a autoestima
Liberta de crenças limitantes
Como meditar?
Existem diferentes técnicas para meditar e buscar alcançar um estado de clareza mental e emocional. E como começar a meditar? Existem algumas dicas que facilitam a prática meditativa. São as seguintes:
Praticar a mesma técnica meditativa diariamente, preferindo o horário da manhã e ou da noite, durante pelo menos 15 minutos.
Use um tapete ou apoio confortável para meditar.
Procure praticar em um local livre de movimentos de pessoas ou barulhos, um local que não tenha móveis que atrapalhe sua permanência.
Evite deixar incensos, chamas ou qualquer outro elemento que possa causar algum tipo de acidente ou tirar sua concentração.
Pratique por alguns minutos uma técnica de respiração ( pranayama )
A meditação não pode ser finalizada abruptamente. Desligue o celular e qualquer outro objeto que possa perturbar sua concentração enquanto medita.
Use um diário com notas sobre sua prática diária, incluindo suas experiências, insights e pensamentos decorrentes de sua meditação.
A meditação guiada, com orientações diretas, pode ser uma maneira muito boa para começar.
Ao final de todas as práticas, permaneça por alguns minutos sentado em silêncio e de olhos fechados. Depois, entoe um mantra específico que possa ajudar em sua absorção da prática.
A meditação pode ser feita por si só, mas também pode fazer parte de outras práticas, como yoga, mindfulness, aromaterapia e educação respiratória, que são técnicas de relaxamento capazes de promover uma harmonização no seu eixo mente-corpo-emoções.
Comments